Curitiba é a capital do Paraná, um dos três Estados que compõem a Região Sul do Brasil. Sua fundação oficial data de 29 de março de 1693, quando foi criada a Câmara. No século XVII, sua principal atividade econômica era a mineração, aliada à agricultura de subsistência.
Repleta de cartões-postais, como o Jardim Botânico, o Teatro Ópera de Arame e o Museu Oscar Niemeyer, além de parques e bosques, a capital paranaense é ponto de partida para duas belas viagens: a de trem pela Serra do Mar e a de carro pela Estada da Graciosa. Ambas levam a Morretes, onde a pedida é degustar o barreado, prato típico da região à base de carnes cozidas e farinha de mandioca. Já em Curitiba, a boa mesa está por toda parte, em especial no bairro de Santa Felicidade, famoso pelas cantinas que servem rodízio com o melhor da cozinha italiana.
O Jardim Botânico e o Teatro Ópera de Arame são os principais ícones de Curitiba. No primeiro, uma bela construção em metal e vidro abriga 50 espécies de mata Atlântica. A moldura não poderia ser mais perfeita: jardins geométricos, esculturas e trilhas. E ainda tem o Museu Botânico, com mais de 400 mil espécies. Já o teatro abriga dois espaços: a Pedreira Paulo Leminski, ao ar livre e com capacidade para mais de 30 mil pessoas; e a Ópera de Arame, erguida sobre um lago, com estrutura metálica, paredes transparentes, camarotes e poltronas, abrigando 1.600 pessoas. A visita vale a pena, mesmo que não haja espetáculos em cartaz.
E ainda tem o Museu Oscar Niemeyer, projetado pelo famoso arquiteto e mais conhecido como “Museu do Olho”. O espaço é um dos mais bonitos de Curitiba, com obras contemporâneas e mostras temporárias.